Get Adobe Flash player

Como evitar manchas

Para impedir o surgimento de manchas no revestimento vinílico, é recomendável manter uma atitude preventiva, atuando sobre os fatores causadores das manchas, dos quais, o mais comuns são os seguintes:

Algas/Fungos: Podem se formar em épocas diferentes do ano. Podem ser também oriundas da vegetação que circunda a piscina. A solução, nesses casos, é aplicar algicida na dosagem indicada pelo fabricante.

Uso inadequado de produtos químicos: É necessário proceder a à substituição total do revestimento vinílico quando ocorrem acidentes com o uso indevido de cloro, acima do recomendado causando o embranquecimento do vinil, por alteração da sua química. Se, após avaliação técnica, houver essa possibilidade fusão do vinil pela solda, poderá , eventualmente, ser efetuada uma recuperação parcial do revestimento.

Ferrugem: Se o usuário se utiliza de palha de aço para limpeza das pedras ou para limpar as bordas da própria piscina, podem cair fragmentos dessa palha dentro da água, que com pouco tempo formarão as manchas de ferrugem. Outra razão pode ser a queda de outros materiais ferrosos, tais como prego, tampinhas de garrafa, etc. Pode ocorrer também que, em determinadas localidades, a própria água já contenha, em sua formação, algum, ou alguns tipos de metais. Para esses casos já existem produtos químicos adequados para o combate a cada tipo de ocorrência.

Bronzeadores: Além da oleosidade natural do corpo, é dasaconselhável o uso de bronzeadores dentro da água, pois esse óleo se concentra na borda, e com o tempo, pode reagir quimicamente, causando uma mancha em toda a borda. Recomenda-se o uso de um produto limpa borda aplicado com esponja macia, para remover a oleosidade que se adere às bordas da piscina.

PH: O desequilíbrio do pH pode acarretar ou facilitar o surgimento de manchas. Enfatiza-se a recomendação de manter o pH sempre equilibrado, como fator de segurança para o bem estar dos usuários e para a conservação do revestimento vinilíco.